No preâmbulo da nova BP Ultimate Baja TT ACP Santiago do Cacém / Grândola a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e o Automóvel Club de Portugal assinalam as suas preocupações com a sustentabilidade ambiental numa ação de plantação de árvores no Parque Central de Vila Nova de Santo André, mas este não é o único momento “verde” a destacar.
A sustentabilidade ambiental é uma das prioridades do município não só pelas emergentes questões climáticas, mas também pela envolvente natural da região que pela sua diversidade de cenários (serra, praia, lagoas e pinhais), atraem muitos turistas.
A requalificação e manutenção dos espaços verdes existentes de forma continuada permitem melhorar a qualidade de vida dos residentes e de quem elege a região para os seus momentos de lazer.
Esta mesma preocupação é reforçada por Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que presidiu à cerimónia hoje realizada, no que respeita à BP Ultimate Baja TT ACP Santiago do Cacém / Grândola. O município temm já totalmente preparada e calendarizada a recuperação e limpeza dos cerca de 380km de troços e áreas envolventes que compõem esta primeira edição na nova Baja do ACP. O objetivo final será “deixar tudo como estava” antes da passagem dos pilotos das diversas categorias em prova.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém é notória a melhoria quer da consciencialização quer do comportamento dos cidadãos da região e turistas para as questões ambientais, mas ainda assim o município pretende marcar pela diferença com a ação de limpeza programada.
A cerimónia desta tarde para além da presença do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha contou também com a presença de alguns pilotos da prova e com Jaime Santos, Diretor de Prova Adjunto e João Jordão, Secretário Geral do ACP Motorsport.