A 2ª BP Ultimate Baja TT ACP tem na proteção ambiental uma das suas principais preocupações, tendo, nesse contexto, o ACP Motorsport, em parceria com a Ambilital, desenvolvido e implementado soluções ambientais estratégicas, com o objetivo de reduzir a pegada ecológica da prova.
Entre as múltiplas ações que permitirão fazer uma gestão de recursos mais otimizada, destaque para o facto da estrada do percurso seletivo e caminhos adjacentes não serem marcados com fita guia, nem balizados, o que permitirá fazer uma poupança de km de fita plástica, placas, combustíveis e todos os recursos humanos e materiais necessários para a marcação de um evento desta dimensão.
E se esta será a primeira vez que o percurso de uma Baja sob a égide da FPAK será corrido sem marcações, muitas outras soluções foram preconizadas com o objetivo de melhorar a sustentabilidade do desporto motorizado em Portugal. Para além da introdução do Quadro Oficial de Afixação (que leva a uma significativa poupança de impressões, combustível, etc), também foi montado um plano que permitirá recolher e encaminhar para o local adequado os resíduos produzidos pelas equipas, assistências, espetadores e demais intervenientes. Deste plano faz também parte a sensibilização ambiental, através de três brigadas ambientais ao serviço da prova, que estarão no terreno e que terão como exclusiva função monitorizar todo o mobiliário de reciclagem, assim como levar a cabo ações de sensibilização com a oferta de brindes alusivos à sustentabilidade e à reciclagem.
Outra das grandes inovações na 2ª BP Ultimate Baja TT ACP será a utilização por parte da Ambilital de um novo compactador solar, que permitirá que todo o plástico e cartão produzido e utilizado durante o evento seja devidamente compactado logo no local, sem recurso a energias fósseis.
Numa dinâmica ecológica que garanta os princípios de sustentabilidade ambiental, muitas outras ações terão igualmente lugar, como é o caso da colocação de ecopontos no paddock e locais do Race Control da prova (secretariado, sala de imprensa, sala de comando, verificações técnicas); colocação de areais e distribuição de “ecobags” com as várias cores (azul, amarelo e verde) nas zonas de maior concentração de público e de restauração do paddock; utilização de papel reciclado em todos os documentos da Organização do evento, para além da utilização de um quadro oficial digital.
Todo o percurso do evento será limpo do lixo acumulado durante a prova, após a sua conclusão, sendo recolhido todo o material utilizado (estacas, fitas, cartazes, faixas, etc.) e devidamente encaminhado para a reciclagem o que já não poder ser reutilizado noutros eventos.
Com o intuito de dar a conhecer as medidas ambientais implementadas, os concorrentes terão um briefing ambiental, que decorrerá em conjunto com o briefing desportivo, e que, por certo, ajudará a esclarecer e sensibilizar ainda mais todos os intervenientes na prova para a importância do cumprimento de medidas impostas e sugeridas, no âmbito das regras do código de sustentabilidade da FIA, FPAK e da FIM.